top of page

Mau hálito matinal é normal?!


ree

Acordar com aquele gostinho ruim na boca é péssimo, além de bater uma verdadeira insegurança por achar que o mau hálito é uma realidade na sua vida. Mas não é necessário se preocupar tanto com isso, visto que o mau hálito matinal - também conhecido como halitose fisiológica - é muito comum e totalmente natural. Logo, não é exatamente um problema bucal, mas uma condição que pode atingir a todos os seres humanos.      A halitose fisiológica acontece porque o jejum prolongado que passamos enquanto dormimos faz com que o nível de açúcar do sangue diminua, trazendo a hipoglicemia que, consequentemente, vai ocasionar o mau hálito.

     No entanto, se o problema persiste mesmo após a primeira escovação do dia, o ideal é procurar um especialista para verificar a razão por trás disso, já que a halitose (sem ser a fisiológica) pode ser causada por diversos fatores.


Por que acontece?

ree

Uma boa higiene oral é a solução para prevenir!

   A higiene é  peça chave para que o mau hálito não seja um problema na sua vida, sabia?      A escovação diária após as principais refeições, com auxílio de fio-dental e enxaguante bucal, é um hábito que precisa fazer parte da rotina de todo mundo, pois só dessa forma é possível eliminar as sujeirinhas que se acumulam entre os dentes e prevenir as placas bacterianas que normalmente se formam e causam a halitose.      Além disso, escovar a língua para remover as bactérias ali depositadas e realizar consultas periódicas ao dentista também são atitudes bastante importantes para manter a saúde bucal em dia.


O siso pode causar mau hálito?

  Não bastasse o desconforto que os sisos causam quando estão nascendo, ainda há a possibilidade disso provocar mau hálito. Há duas circunstâncias em que o siso pode causar um quadro assim:

- A primeira é quando o dente está semi-incluso, ou seja, não nasceu completamente. Essa situação cria um ambiente favorável para a acumulação de restos de alimentos e de placa bacteriana, que irão inflamar e/ou infeccionar a gengiva, propiciando a formação de maus odores;

- A segunda está relacionada à higiene inadequada da cavidade oral, já que o siso não fica posicionado em um local de fácil acesso. Sendo assim, o dente pode desenvolver cáries e principalmente problemas em seus tecidos de sustentação (gengiva, osso e ligamento periodontal)”.


Alimentos como alho e cebola causam mau hálito?


O alho e a cebola são considerados alimentos odoríferos, isto é, que podem alterar o odor do hálito - logo, sim, esse tipo de comida pode causar a halitose.

Existem dois motivos para isso:

- O primeiro costuma ser passageiro e ocorre logo após a ingestão desses produtos, já que ambos contêm enxofre e duas substâncias que influenciam nesse processo: alil mercaptana e propil mercaptana. Nesse caso vai ocorrer uma halitose na qual somente o odor do ar expirado pela boca vai ficar alterado e o ar exalado pelo nariz estará normal.



- A segunda causa está relacionada à digestão e absorção desses componentes no intestino: o odor é alterado devido a metabolização dos alimentos, que vai gerar compostos derivados do enxofre e pode durar de poucas horas até o dia seguinte, já que vai depender do metabolismo da pessoa e da quantidade ingerida. Ocorrerá uma halitose extrabucal transportada pelo sangue em que tanto o odor do ar expirado pelas narinas quanto pela boca terão alteração.


Gengivite causa mau hálito?


Uma gengivite normalmente é identificada a partir do sangramento da gengiva após o ato da escovação, mas apesar do cenário sangrento, a causa para isso é bastante simples: a má higiene bucal. Com o acúmulo de placa bacteriana na região, a gengivite é certa, e consequentemente o mau hálito também.




   As bactérias da boca metabolizam a sacarose e a transformam em substâncias alcoólicas, como o ácido láctico. O acúmulo de bactérias causa mau odor. Se o mau hálito for causado pela gengivite, eliminando a doença conseguimos acabar com o mau odor. Portanto, visitas periódicas ao dentista são sempre muito bem vindas, hein?



Mau hálito vem do estômago?

...

     Esse talvez seja um dos maiores mitos relacionados ao mau hálito, mas não, o odor provocado pela halitose não tem origem no estômago. Isso porque o ar que respiramos vem do pulmão, e não do estômago, e nas raras vezes que ele vem do estômago - como nos casos de arroto ou refluxo -, o odor é diferente, sendo mais ácido e com duração menor.


Ficou com dúvidas?


     Você sabe que adoro responder às tuas dúvidas e te ajudar sempre no que for preciso! Pode contar comigo sempre que precisar!!      Me manda um WhatsApp ou me procura nas redes sociais! Grande abraço! :)



Dra Carina Cigolini | Cirurgiã-dentista - CRO/RS 20812

Especialista em Ortodontia - Invisalign Doctor

Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Harmonização Facial

 
 
 

Comentários


bottom of page